Pular para o conteúdo
  • Coleção Photothings
  • Edições
    • 1º Festival Photothings (2021)
    • 2º Festival Photothings (2022)
    • 3º Festival Photothtings (2023)
  • Equipe 2023
  • Sobre nós
  • Contato
Menu
  • Coleção Photothings
  • Edições
    • 1º Festival Photothings (2021)
    • 2º Festival Photothings (2022)
    • 3º Festival Photothtings (2023)
  • Equipe 2023
  • Sobre nós
  • Contato

júri

CONHEÇA QUEM VAI OLHAR SEU ENSAIO FOTOGRÁFICO​

Bob Wolfenson

Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, Wolfenson transita entre projetos artísticos e a publicidade. Suas exposições de maior destaque aconteceram em influentes instituições brasileiras, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Centro Cultural Maria Antonia e o Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP). Muitas de suas obras fazem parte do acervo de museus e instituições como Bibliotèque nationale de France (BNF), Itaú Cultural, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia), além de diversas coleções particulares.

Daniel Meirinho

É fotógrafo, pesquisador e curador independente. É Doutor em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e atua como professor de fotografia e cultura visual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordena o Grupo de Pesquisa VISU – Laboratório de Práticas e Poéticas Visuais (CNPq). Atua como pesquisador na área da fotografia negra contemporânea brasileira e coordena o projeto Olhos Negros, que realiza um mapeamento de fotógrafos negros em todo o território nacional. Autor de diversos artigos e livros, aborda temáticas relativas às questões raciais nas artes visuais, identidade, territórios periféricos e cultura visual. 

Denise Zanet

É sócia fundadora do Grupo Metropole e diretora da Initial LABO. Historicamente especializados em impressões fotográficas, hoje a Initial LABO é muito mais do que um laboratório de impressão tendo se tornado uma referência para os fotógrafos, garantindo a qualidade para os principais festivais como “Les rencontres d’Arles”, “Visa pour l’image”, “Festival Photo La Gacilly “e “Planches Contact de Deauville”. Initial LABO tornou-se um ponto de encontro e de experimentação para todos os amantes da fotografia, oferecendo uma livraria especializada em fotolivros, uma galeria de exposições fotográficas, workshops, e uma grande seleção de produtos ligados à fotografia em seu espaço localizado em Boulogne-Billancourt.

Erika Tambke

Doutoranda em Mídias e Mediações Socioculturais na Escola de Comunicação (UFRJ), bolsista do CNPq, mestre em Latin American Cultural Studies/Visual Culture pela Birkbeck/University of London, Bacharel em Geografia (UFRJ), fotógrafa e professora. Coordenadora da Semana de Ocupação Visual/FotoRio e integrante da equipe de coordenação do FotoRio. Foi produtora do FFALA – Festival de Fotógrafas Latinoamericanas em sua primeira edição, em 2021. Foi nomeadora do World Press Photo entre 2018-2020, participou do júri do Prix Photo da Aliança Francesa em 2021. É membro do Coletivo Favela em Foco e do coletivo Fotografia, Periferia e Memória.

Priscila Arantes

Crítica de arte, curadora, pesquisadora  e professora, Priscila é pós-doutora em Arte pela Penn State University e Unicamp. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bacharel em Filosofia pela USP. É vice-presidente da Associação Brasileiras de Críticos de Arte (ABCA). Foi diretora e curadora do Paço das Artes (2007-2020) e diretora-adjunta do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (2007-2009). Coordenadora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP e docente da Pós-Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da mesma instituição. Integra o grupo de pesquisadores do ID+, instituto de pesquisa da Universidade de Porto e Aveiro (Portugal). Entre os prêmios recebidos destacam-se o Society of Latin American Studies (2016) e Getty Foundation ( 2012/2016). 

Ricardo Fernandes

Radicado em Paris desde 2006, dirige sua galeria de arte contemporânea, que funciona como catalizadora de informações e projetos relacionados com a arte contemporânea e suas vertentes. Ricardo é co-fundador e co-curador do Projeto de Montagem da Coleção de Fotografia Contemporânea Brasileira da Biblioteca Nacional da França (BnF) desde 2015. É membro do Comitê Profissional de Galerias de Arte (CPGA) de Paris e da Associação de Curadores de Museus de Arte (AAMC) de Nova York. Também atua como membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) em Paris e é filiado à Associação para a História da Arte – atuando no Setor de Arte Contemporânea (AAH) em Londres.

Rogério Vieira

Iniciou sua carreira na fotografia em 2007, registrando as ruas de São Paulo com sua câmera analógica. Ingressou no curso de fotografia na Universidade Paulista (2011), e a partir daí, sua trajetória profissional caminhou para outros rumos, ampliando o desenvolvimento de projetos autorais. Seu principal foco passa a ser a produção de retratos, alinhado à influência das ruas, com o uso da luz natural e luz artificial do flash, elementos fundamentais na construção da sua fotografia. Durante sua carreira, conquistou premiações, nomeações nacionais e internacionais e seu trabalho esteve presente em festivais de grande relevância, tanto na Europa quanto na América Latina.

Seu ensaio fotográfico SOMOS TODOS ALVOS AQUI foi selecionado pelo Festival Photothings (2021) e, posteriormente, o fotolivro publicado pela Coleção Photothings, foi escolhido pelo Festival Zum (2021).

Photothings 2023 – Todos os direitos reservados – Política de privacidade