O QUE É ANTROPOLOGIA VISUAL?
Aula 1
Alguns olhares etnográficos sobre grupos indígenas: a produção visual de Cláudia Andujar e Renato Soares sobre os indígenas brasileiros e suas aproximações antropológicas.
Aula 2
Pierre Verger e Ricardo Teles: ensaios imagéticos sobre as comunidades pretas.
Aula 3
Rituais religiosos e antropologia visual: o olhar de Thiago Sant’Anna sobre rituais e procissões no Nordeste e a Holy Party em São Paulo sob o olhar de Yara S. Dines.
Aula 4
Um enfoque antropológico sobre a cidade: a etnografia urbana e documental de Ed Viggiani sobre o bairro do Bom Retiro
Quando: 3, 10, 17 e 24 de junho
Horário: 19h
Valor por inscrição: R$400,00
Mínimo de 15 inscritos
Sobre:
Yara Schreiber Dines
Pós-doutora em Fotografia pela USP. Doutora em Antropologia Social (PUC) e mestre em Antropologia Social (USP). Autora dos livros Fotógrafas Brasileiras – Imagem Substantiva (2021), Hildegard Rosenthal e Alice Brill, fotógrafas de além-mar – cosmopolitismo e modernidade nos olhares sobre São Paulo (2020), Cidadelas da Cultura no Lazer – uma reflexão em antropologia da imagem do Sesc São Paulo (2013). Curadora das exposições Holi Festival – luz, cor e semeadura na Índia/Brasil (2019), Ilú Obá de Min, mãos negras que tocam tambores para Xangô (2018), O alter ego de Hildegard Rosenthal, fotógrafa imigrante moderna (2017), Santuário de Pedro M. Caetano: Imagem, bricolagem e religiosidade popular no Campeche (2014), dentre outras. Pesquisadora associada do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (USP), do Grupo de Estudos em Antropologia Contemporânea (Unesp Araraquara), e da Rede de Arquivos de Mulheres. Membro integrante do Coletivo Fotógrafos pela Democracia (SP), tendo integrado as equipes do Festival de Imagem da Periferia (2021) e o Festival Borá, de cursos livres de fotografia (2021).