Valdir Zwetsch

Valdir Zwetsch

Jornalista desde 1968 e amante da fotografia desde adolescente. Iniciou a carreira como estagiário do jornal Folha da Tarde, de Porto Alegre (RS), e em 1969 foi para São Paulo como repórter da revista O Cruzeiro. Trabalhou também como repórter e editor em vários órgãos da imprensa escrita, como o jornal Zero Hora (RS) e as revistas Realidade, Veja e POP – todas da editora Abril, em São Paulo.

A partir de 1979 trocou a imprensa escrita pela televisão, passando pela TV Globo (como editor-chefe do Bom Dia São Paulo e editor do Jornal Nacional), pela TV Cultura (como coordenador de jornalismo), pela Rede Bandeirantes (sendo editor-chefe do Jornal da Band e coordenador de reportagens especiais) e pela Rede Record (como editor-chefe do Jornal da Record).

Das fotos que trouxe de várias viagens profissionais e turísticas, a série “Nu Xingu”, captada no começo dos anos 1970 no Território Indígena do Xingu, rendeu uma exposição em 2011 na Galeria de Arte da Unicamp (Campinas/SP) e na galeria ArteFacto (Porto Alegre/RS). Em 2020, vinte fotografias dessa série foram incorporadas ao acervo permanente da Bibliothèque Nationale de France.

Prev project Next project
Scroll up Drag View